O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), substituiu cinco secretários da administração municipal na noite desta sexta-feira (5). As trocas ocorrem no contexto de uma disputa interna na prefeitura para definir quem será o sucessor de Medioli, que não pode se candidatar novamente ao cargo nas eleições de 2024 — já que foi reeleito em 2020.
De acordo com o comunicado oficial divulgado pela Prefeitura de Betim, o objetivo das alterações é impedir que interesses políticos e conflitos entre os secretários prejudiquem os serviços prestados aos moradores de Betim.
Medioli já havia anunciado que faria trocas no primeiro escalão em vídeo divulgado por eles em suas redes sociais na quinta-feira (4).
“Depois das declarações de ontem [quinta-feira (4)], alguns secretários, muitos envolvidos com política e problemas sucessórios, entenderam que era melhor pedir exoneração para recompor os projetos pessoais e familiares que estão abalados”, disse ele no comunicado divulgado nesta sexta.
“Estou perdendo alguns assessores que foram fundamentais no sucesso da gestão até aqui, mas entendo que é momento de reencontrar a serenidade e preservar as famílias para sair dessa campanha exageradamente precoce que se desencadeou no município com muitos oportunismos, muitas infiltrações de interesse”, concluiu o prefeito de Betim.
As cinco alterações já foram publicadas no Diário Oficial do Município. “Novas substituições serão anunciadas nos próximos dias”, informou a Prefeitura de Betim.
Veja as trocas
Secretaria de Saúde: Patrícia Evangelista, que atuava como diretora do Hospital Público Regional, assume a pasta no lugar de Cláudio Arruda.
Secretaria de Assistência Social: Cleusa Lara deixou o cargo de secretária da pasta e passará a atuar exclusivamente como vice-prefeita. Para seu lugar, foi nomeada Gabriela Araújo, que estava na Superintendência de Convênios.
Secretaria Municipal de Arte e Cultura: Ubiratan Santana cedeu o comando da secretaria para Bruna Ribeiro, que era assessora de imprensa na administração municipal.
Secretaria Adjunta de Segurança Pública: Sandro Mansoldo dá lugar a Julio Cezar de Paula, que era responsável pela Ouvidoria.
Procuradoria-Geral do Município: Bruno Cypriano deixou o posto de procurador, que foi assumido por Ana Paula Silva Assis. Ela era procuradora adjunta na pasta.