Ouvindo...

Presidente do PT questiona Lira sobre abertura de CPI para investigar MST

Deputada Gleisi Hoffmann manifestou solidariedade ao MST e disse que investigação vai ‘criminalizar movimento social’

Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, questionou Lira sobre abertura de CPI para investigar MST

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, questionou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), sobre a instalação de uma CPI para investigar as invasões do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Veja mais: Lira anuncia criação de comissão para investigar invasões de terras

“Qual a intenção de Arthur Lira de instalar uma CPI do MST? Já teve uma comissão de investigação e nada foi descoberto, isso só vai criminalizar o movimento social e dar voz à extrema-direita. É pra compensar a CPMI dos golpistas que vai pegar essa galera? Muito ruim, Congresso precisa trabalhar nas pautas que interessam ao povo e para fazer o país crescer. Isso só tumultua e contribui para mais preconceito e ataques infundados. Toda solidariedade ao MST”, escreveu a deputada Gleisi Hoffmann em suas redes sociais.

Leitura de requerimento

Na noite de segunda-feira (24), Lira anunciou durante encontro do partido Republicanos a intenção de abrir uma investigação para apurar as invasões de terra pelo MST. Ele disse que vai ler quatro requerimentos nos próximos dias abrindo comissões na Câmara.

A leitura do requerimento por Lira significa que a comissão foi criada, mas não implica sua instalação imediata. A instalação acontece com a primeira sessão da comissão.

Desde o mês de fevereiro, com o aumento de ações do MST em vários estados, a Frente Parlamentar da Agropecuária vinha pressionando pela abertura de uma CPI para apurar invasões em propriedades privadas.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.