Ouvindo...

Lula viaja para Portugal e irá entregar Prêmio Camões a Chico Buarque após 4 anos

Cantor e compositor recebeu a honraria em 2019, mas Bolsonaro se recusou a assinar o documento de forma oficial

Chico Buarque receberá Prêmio Camões após quatro anos, durante cerimônia em Portugal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta quinta-feira (20) para Lisboa, em Portugal, para uma série de compromissos oficiais - dentre elas a entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor brasileiro Chico Buarque. A viagem de Lula à Europa também inclui uma visita à Espanha. O presidente deve retornar ao país somente na próxima terça-feira (25).

A entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque ocorre com um atraso de quatro anos. O artista recebeu a condecoração em 2019, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que se recusou a assinar o documento de entrega da honraria. Chico Buarque é apoiador antigo do atual presidente.

O Prêmio Camões é uma parceria entre os governos português e brasileiro que elegeram Chico como reconhecimento à sua obras musical e literária.

A entrega da condecoração faz parte da programação oficial de Lula em Portugal e está marcada para a próxima segunda-feira (24), no Palácio Queluz, que fica nos arredores da capital portuguesa. Além de Lula e de Chico Buarque, também participará da cerimônia o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em novembro do ano passado, depois de vencer as eleições presidenciais, Lula já havia declarado que pretendia entregar a premiação, de forma oficial, a Chico Buarque.

“Estou orgulhoso porque, finalmente, vou assinar o prêmio que o Chico Buarque ganhou e que o governo atual não quis assinar. Se Deus quiser, estarei em Lisboa com o Chico para que ele receba o Prêmio Camões”, afirmou em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro português António Costa.

O que é o Prêmio Camões?

Instituído em 1988 como uma ferramenta para estreitar os laços entre os dois países lusófonos, o Prêmio Camões já foi concedido a brasileiros como Raduan Nassar, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca e Ferreira Gullar. Também foram premiados portugueses como José Saramago - o único escritor em língua portuguesa a vencer um Prêmio Nobel.

O moçambicano Mia Couto e o angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos também foram premiados.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.