Ouvindo...

BH: após bate-boca nas redes, Fuad e Gabriel dão as mãos na Arena MRV

Prefeito de BH e presidente da Câmara trocaram acusações por causa do sistema de ônibus da cidade; vereador acionou a Justiça contra o chefe do Executivo

Gabriel e Fuad têm tido embates constantes, mas estiveram juntos na inauguração da Arena MRV

Menos de 24 horas após protagonizarem um bate-boca no Twitter, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (sem partido), se cumprimentaram com um aperto de mãos. A cena aconteceu na manhã deste sábado (15), durante o primeiro evento do processo de inauguração da Arena MRV, novo estádio do Atlético, em Belo Horizonte.

Fuad fez um discurso para celebrar a solenidade de marcação do campo de jogo e, depois de encerrar o tempo de fala, cumprimentou as autoridades presentes no palco, com o presidente do Galo, Sérgio Coelho, e o empresário Rubens Menin, um dos investidores do clube. Veja o momento do encontro entre eles, captado pela transmissão da Itatiaia.

Durante a série de apertos de mão, o prefeito, então, saudou Gabriel — que, nessa sexta-feira (14), solicitou a abertura de um processo judicial contra o chefe do poder Executivo municipal por supostos “crimes contra a honra”.

O embate entre Fuad e Gabriel ocorre por causa de um projeto de lei que concede um novo subsídio de R$ 476 milhões às empresas de transporte público na capital mineira. O prefeito acusou o vereador de espalhar “mentiras teatrais”. O chefe do Legislativo, então, rebateu afirmando que o projeto, na verdade, foi construído para repassar “meio bilhão de reais para os empresários e só.

Mais cedo, Fuad já havia chamado de “precipitação inadequada” a decisão da Câmara de BH de iniciar o rito para suspender o contrato entre os operadores dos coletivos e o poder público. A crítica fez Gabriel comparar o prefeito ao empresário e apresentador de televisão Silvio Santos.

“O prefeito acha que Belo Horizonte é um programa de auditório e que ele é o Silvio Santos para jogar dinheiro para os empresários de ônibus sem pensar na população”, protestou.

Os duelos em sequência aprofundaram a crise entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Câmara. Na semana passada, Fuad nomeou o vereador Claudiney Dulim (Avante) para a Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. A ideia é que ele faça a articulação entre os Poderes e amplie as pontes entre Legislativo e Executivo.

Políticos celebram Arena

Na Arena MRV, Fuad Noman festejou a inauguração da obra e lembrou dos tempos de criança, quando acompanhava os jogos do Atlético no antigo Estádio Antônio Carlos, na Região Centro-Sul da cidade — onde, hoje, fica o DiamondMall.

Para o prefeito, a nova casa do Galo vai potencializar toda a capital mineira. “Que sejamos muito felizes nesta casa. Que Belo Horizonte possa sorrir e ser uma cidade mais feliz com um estádio como esse que temos aqui”, disse.

Gabriel também celebrou o novo estádio, localizado no Bairro Califórnia, e relembrou a relação de seu falecido pai com o futebol.

“Tentaram impedir que esta Arena estivesse de pé. Eles perderam. E o Galo ganhou. O Galo vai ganhar sempre”, festejou.

Até senador baiano marca presença

A lista de autoridades presentes ao “nascimento do campo” contou, também, com representantes do governo federal e do Congresso Nacional. O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD), atleticano, participou da festa ao lado do senador Otto Alencar (BA), seu correligionário. Otto, aliás, é torcedor do Vitória da Bahia.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.