Ouvindo...

“Não vou manter na porta da minha sala alguém que pode me dar um tiro”, diz Lula

Segundo o presidente da República, bolsonaristas extremistas serão retirados do Palácio, mas não haverá perseguição. “Lavajatistas não serão perseguidos”, exemplificou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (12), durante o primeiro café com imprensa, no Palácio do Planalto, que o prédio de onde despacha em Brasília estava lotado de militares e apoiadores do ex-presidente de Jair Bolsonaro (PL). “Não pode ficar nenhum bolsonarista raiz aqui dentro” afirmou. No entanto, segundo ele, não haverá perseguição. “Lavajatistas não serão perseguidos”, completou o presidente, ao exemplificar que não haverá perseguição.

Segundo o presidente, ele viu “em fitas” de militares do exército apoiando invasores durante a quebradeira do último domingo. “Nos videos que eu vi, eu vi soldado do exército conversando com os invasores, eu vi soldado do exército cantando com invasores”, revelou.

Preocupado com a própria segurança, Lula mantém por perto os militares de sua equipe antiga. “Não vou manter na porta da minha sala, alguém que pode me dar um tiro”, afirmou o presidente.

Alerta

De acordo com Lula, o que aconteceu no domingo foi um alerta. “Bolsonaro foi derrotado, mas o bolsonarismo não”, afirmou.

O presidente também citou o caso do seu advogado, Cristiano Zanin, que foi abordado e constrangido no aeroporto por um homem que o filmou e ameaçou. “Se aparecer alguém xingando vocês, tire o seu celular e comece filmar ele. Temos que colocar a cara dessa gente nas redes”, disse Lula defendendo que agressores precisam ser presos.

Civis

Ao dizer que o Palácio do Planalto estava tomado por militares, Lula afirmou que quer um gabinete formado por civis e que está convencido de que “a porta do Palácio foi aberta” no dia da depredação.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais