Dos 53 deputados federais mineiros eleitos para a próxima legislatura, 16 não estão na Câmara Federal no mandato atualmente, dentre eles a deputada estadual Rosângela Reis (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro. A parlamentar inicia série de entrevistas do Abrindo o Jogo com todos os parlamentares eleitos por Minas.
A eleição da deputada é resultado de uma reviravolta. Rosângela Reis seria candidata à reeleição, mas a filiação dela, que era do Podemos, ao Partido Liberal desagradou colegas que temiam que ela retirasse voto deles e alguém perdesse a cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Assim, Rosangela foi ‘obrigada’ a concorrer ao cargo de deputada federal e, para surpresa de muitos, foi eleita.
“Você planeja quatro anos e prepara para todo um trabalho com parcerias. E eu tive que refazer todo o planejamento e em 50 dias ir pra uma campanha de deputada federal. Isso realmente nos deu aquele frio na barriga mesmo, de poder ir pra uma campanha dessas e sem fazer um planejamento prévio, até mesmo financeiro. Mas nós conseguimos ainda uma votação de mais 40 mil votos. Teve ainda o próprio deputado Nicolas (Ferreira), que teve uma votação grande e que puxou mais deputados na chapa. Então, esse efeito foi como se fosse uma reviravolta mesmo e fez onze deputados. Eu sou a única mulher eleita pelo partido”, destacou Rosângela, que já traça as prioridades na Câmara Federal.
“Uma das bandeiras importantíssimas que lhe levarei todos os dias para defender em Brasília é a duplicação da BR-381. Nós temos uma rodovia que é a mais importante do país e não temos esse apoio total para podermos concretizar a duplicação. O trecho seria a duplicação de Belo Horizonte até Governador Valadares”, pontuou a parlamentar, que destacou a preocupação com outras estradas de Minas.
“Nós não temos uma universidade federal no Vale do Aço. Nós vamos representar a região e o Estado, para poder levar mais universidades para o estado de Minas Gerais e, principalmente, a instalação desta universidade federal do Vale do Aço, que é importantíssima.
Rosângela Reis respondeu sobre privatizações, reformas tributária e trabalhista e orçamento secreto.
A íntegra do podcast Abrindo o Jogo, produzido em áudio e vídeo do estúdio de Brasília, fica disponível no site, nas redes sociais da Itatiaia e nas plataformas digitais.