O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou que as CPIs do MEC, do desmatamento ilegal e do crime organizado
Em pronunciamento na tarde desta terça-feira (5), Pacheco informou que vai ler três requerimentos de CPIs, mas que os líderes partidários do Senado decidiram que as indicações dos membros das comissões serão feitas apenas após a eleição.
“Isso permitirá que todos os senadores possam igualmente participar das cinco comissões de inquérito. E também evitar que o período eleitoral, naturalmente um período em que há uma politização e acaba partidarizando as discussões, que esse período evite contaminar um processo de investigação da CPI, que precisa ser uma investigação minimamente isenta, imparcial, em momento de maior normalidade do funcionamento parlamentar, o que não é o caso de um período eleitoral”, disse Pacheco.
Senadores de
“Há amplo entendimento dos líderes partidários do Senado, alinhados ou não com o governo, que ponderaram que no momento, às vésperas do recesso parlamentar e depois já no período eleitoral dos meses de agosto e setembro, não seria conveniente a existência das comissões no Senado. De modo que concordam com os requerimentos, muitos deles assinaram o requerimento das CPIs, mas os líderes, em maciça maioria, entendem que as indicações dos membros e consequente instalação das comissões deva acontecer depois das eleições”, afirmou.