Uma nova espécie de marsupial foi identificada por pesquisadores no Parque Nacional do Río Abiseo, na região de San Martín, na Amazônia peruana. A descoberta foi anunciada pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp). O animal, batizado de Marmosa chachapoya, foi encontrado a 2.664 metros de altitude, em uma área de florestas nubladas de montanha, cerca de 720 km ao nordeste de Lima.
A descoberta foi feita nesta quarta-feira (16). Segundo o Sernanp, a nova espécie apresenta pelagem marrom-avermelhada, ventre acinzentado, rosto alongado e uma cauda preênsil mais longa que o corpo. Um dos traços distintivos é a máscara facial escura, que não alcança a base das orelhas, recobertas por pelos amarelados.
¡𝐁𝐮𝐞𝐧𝐚 𝐧𝐨𝐭𝐢𝐜𝐢𝐚! Una nueva especie de marsupial ha sido descubierta en el corazón del Parque Nacional del Río Abiseo, en San Martín. Se trata de la Marmosa chachapoya.
— SERNANP (@SERNANP) July 16, 2025
📌Foto: Pedro Peloso, en Pavan et al., 2025
📌Conoce más aquí: https://t.co/j6aBzAvB8T pic.twitter.com/4O3VLhc9Ve
“Cada nova espécie é uma prova de que as nossas áreas protegidas cumprem o seu papel: conservar, gerar conhecimento e contribuir para o bem-estar da sociedade”, afirmou o órgão por meio de uma nota oficial.
A Marmosa chachapoya representa uma expansão significativa do subgênero ‘Stegomarmosa’ para as zonas altasandinas. Conforme o Serviço Nacional, as diferenças morfológicas e genéticas observadas permitem distingui-la claramente de outras espécies conhecidas, de acordo com os pesquisadores.
O trabalho de identificação foi conduzido pelos cientistas Silvia Pavan e Edson Abreu, do Brasil, e Robert Voss, dos Estados Unidos.
O local onde o animal foi encontrado, é o Parque Nacional do Río Abiseo, com 274.520 hectares. Ele é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial e abriga ecossistemas diversos. “Graças a essa proteção, espécies como a Marmosa chachapoya conseguiram permanecer ocultas durante séculos”, destacou o Sernanp.