A gravidez psicológica em cadelas, também conhecida como pseudociese, é um fenômeno mais comum do que muitos tutores imaginam.
Esse quadro, apesar de não ser uma doença grave na maioria dos casos, exige atenção para garantir o bem-estar do animal e prevenir complicações.
Trata-se de uma alteração hormonal que ocorre geralmente após o cio, levando o corpo da cadela a “acreditar” que está prenhe.
Isso acontece por causa da produção de progesterona, que continua mesmo após o fim do ciclo reprodutivo, e posteriormente é substituída por um aumento de prolactina — hormônio responsável pela produção de leite.
A pseudociese pode acometer cadelas de qualquer raça ou porte, especialmente aquelas que não foram castradas.
Como identificar os sintomas?
Os sinais da gravidez psicológica podem variar de intensidade, mas os mais comuns são:
- Inchaço das mamas e produção de leite;
- Alterações comportamentais, como agressividade ou excesso de apego;
- Construção de “ninho” com cobertas, brinquedos ou objetos da casa;
- Perda de apetite ou, em alguns casos, aumento;
- Lampejos de instinto materno, como proteger objetos como se fossem filhotes.
Esses sintomas costumam aparecer de seis a 12 semanas após o cio e podem durar até três semanas. Mesmo sendo um processo natural, alguns casos exigem intervenção.
Quando buscar ajuda veterinária?
Se os sinais estiverem comprometendo a qualidade de vida da cadela, se houver dor, infecção nas mamas (mastite), perda de peso acentuada ou comportamentos obsessivos, o ideal é levar o animal a um veterinário. O profissional poderá avaliar a necessidade de medicação e orientar sobre os melhores cuidados.
Em quadros leves, mudanças no ambiente e na rotina costumam ajudar. Evitar estimular as mamas (não ordenhar o leite) e distrair a cadela com atividades e brincadeiras são medidas eficazes. Compressas frias também podem ser recomendadas para aliviar o inchaço.
Tratamentos e prevenção
Quando o caso é mais intenso ou recorrente, o tratamento pode demandar o uso de medicamentos que regulam os hormônios, sempre com prescrição veterinária.
Em alguns casos, antibióticos e anti-inflamatórios também são indicados, especialmente se houver infecção.
A principal forma de prevenir a gravidez psicológica é por meio da castração. Além de evitar esse tipo de alteração hormonal, o procedimento ajuda a prevenir doenças como piometra (infecção uterina) e alguns tipos de câncer.
Por mais que a situação possa despertar compaixão no tutor, é importante evitar reforçar comportamentos que alimentem a ilusão da “maternidade”.
Deixar que a cadela cuide de objetos como filhotes pode prolongar a pseudociese. O ideal é manter uma rotina equilibrada e oferecer distrações saudáveis.