O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG CiPharma) da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Efar/UFOP) realiza seleção de mulheres entre 40 e 65 anos com sintomas de ansiedade ou depressão para participação em pesquisa sobre Reiki e Aromaterapia.
O estudo tem o objetivo de avaliar a eficácia dessas práticas terapêuticas no apoio à saúde mental, física e social, verificando se contribuem para a redução de sintomas e para o bem-estar das participantes.
A doutoranda Larissa Sampaio, responsável pela pesquisa, explica que o projeto busca compreender de que forma essas terapias podem auxiliar no equilíbrio emocional durante o climatério:
“O Reiki é uma prática que promove o relaxamento, e muitas pessoas relatam que se sentem mais calmas e com mais disposição depois das sessões. Já a Aromaterapia utiliza óleos essenciais com substâncias capazes de influenciar o humor e as emoções. O climatério é uma fase natural da vida da mulher que acontece antes e depois da menopausa e é um período de transformações, no qual o corpo muda, os hormônios se ajustam e é comum surgirem sintomas como ansiedade e depressão. Pensando nisso, o meu projeto de doutorado busca entender como o Reiki e a Aromaterapia podem ajudar a trazer mais equilíbrio e bem-estar nesse momento da vida. Na pesquisa, acompanhamos mulheres que recebem essas práticas durante algumas semanas para observar como elas se sentem e como isso reflete na saúde mental”, afirma.
A participação é voluntária e gratuita, com garantia de sigilo das informações. As interessadas podem entrar em contato com Larissa Sampaio pelo telefone ou WhatsApp (31) 9 9919-0158 para obter informações ou agendar a triagem.