Ouvindo...

Fotógrafo conquista 3º lugar em concurso estadual de fotografia com imagem poética de Ouro Preto

Concurso “Olhares Mineiros”, realizado em Diamantina, destacou trabalhos voltados ao patrimônio e à cultura das cidades históricas de Minas Gerais

O estudante de Fotografia da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e graduando em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Wesley Costa Melo, conquistou o 3º lugar na Mostra de Fotografia “Olhares Mineiros”, promovida pelo Instituto Minas Gerais. A foto premiada, intitulada “Ita Kurumi”, recebeu 88 pontos e o prêmio de R$ 500,00, destacando-se entre dezenas de obras inscritas em todo o estado.

A imagem premiada é uma homenagem à cidade de Ouro Preto e, segundo o autor, reflete um olhar sensível sobre o tempo e a memória. “‘Ita Kurumi’ significa pedra menino em tupi-guarani. É uma fotografia que nasceu da minha convivência cotidiana com Ouro Preto, desse contato com as formas e texturas da cidade, que sempre me inspiram a contar histórias através da imagem”, explicou Wesley.

O concurso integrou a programação do Festival Das Gerais – I Conferência KITUO, realizado em Diamantina, e teve como objetivo valorizar o patrimônio, a cultura e o olhar mineiro sobre as cidades históricas. A Mostra contou com a participação de fotógrafos de todo o estado, com trabalhos voltados à documentação das principais cidades de importância histórica de Minas Gerais.

Em entrevista, o fotógrafo expressou alegria pelo reconhecimento:

“Participei desse concurso de fotografia do Instituto Minas Gerais e tive a felicidade de ser premiado com uma imagem de Ouro Preto. O evento em Diamantina discutiu temas como patrimônio, preservação e cultura nas cidades históricas. Fiquei muito feliz com o resultado, pois venho desenvolvendo um trabalho documental sobre Ouro Preto há algum tempo, e essa conquista é um estímulo para continuar.”

A Mostra “Olhares Mineiros” é uma realização do Instituto Minas Gerais e do Centro de Mineiridades e Artes João Guimarães Rosa, com apoio da 1720 Filmes, do Centro de Memória Carolina Maria de Jesus e do Observatório do Urbanismo.

Com o olhar poético e atento às nuances do patrimônio ouro-pretano, Wesley reafirma, por meio de “Ita Kurumi”, a força da fotografia como linguagem de preservação e emoção — um registro que eterniza a alma das montanhas e da memória mineira.

Leia também

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.