Ouvindo...

UFOP e Prefeitura discutem retomada da coleta de recicláveis no Campus do Morro do Cruzeiro

Encontro definiu proposta inicial para manutenção do serviço às sextas-feiras

Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Prefeitura Municipal se reuniram na última sexta-feira (8) para discutir alternativas que viabilizem a manutenção da coleta de resíduos recicláveis e eletrônicos no campus do Morro do Cruzeiro. O serviço, que havia sido interrompido, vinha sendo executado temporariamente pela própria universidade.

Participaram do encontro a vice-reitora da UFOP, Roberta Froes, e o pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração, Renato Fernandes. Pela Prefeitura, estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, o diretor de Qualidade Ambiental, Pedro Lisboa, o engenheiro ambiental Marcos Pires e o chefe do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos, Altimar Souza.

O campus do Morro do Cruzeiro é conhecido pela população por disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde são depositados materiais recicláveis. São cerca de 12 contêineres distribuídos em locais estratégicos, identificados com as orientações sobre o tipo de material aceito.

A necessidade de buscar uma solução conjunta ocorre devido à falta de pessoal na UFOP para realizar a coleta e ao alto volume de materiais depositados nos PEVs. Além dos resíduos gerados pela comunidade acadêmica, o campus recebe descarte feito por moradores de outras áreas da cidade.

Na proposta inicial discutida, a coleta seletiva será mantida e realizada às sextas-feiras pela equipe da Prefeitura. O objetivo é garantir a regularidade do serviço, evitando o acúmulo de resíduos e mantendo o funcionamento dos PEVs.

A UFOP e a Secretaria de Meio Ambiente pretendem avançar em novas ações que possibilitem a implementação de um modelo mais amplo de gestão de resíduos, contemplando soluções de longo prazo para o campus e integração com as políticas municipais de manejo de recicláveis.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.