O Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, vai receber um evento que reúne música e gastronomia no Espaço de Eventos Grão Cozinha Artesanal.
Neste sábado, dia 13, a “Noite do Nhoque” começa às 19h. O evento contará ainda com a apresentação do multi-instrumentista Felipe Mancini, músico formado em violão pela Escola de Música do Estado de São Paulo. Em 2024, o artista foi contemplado pelo edital Rumos, do Itaú Cultural, com o disco “Vissungos – dos Cantos para as Cordas”, que transforma cantos afro-mineiros em arranjos instrumentais.
O cardápio inclui couvert de pães artesanais produzidos no espaço, antepastos e queijo Minas fresco fornecido pelo produtor Zé Roxo.
Os nhoques, de batata ou baroa, que serão servidos com molhos caprese, cogumelos ou ragu de costela. E sobremesa, que será goiabada quente sobre catupiry, com goiabada cascão de São Bartolomeu empanada no xerém da castanha de caju.
O multi-instrumentista Felipe Mancini faz um convite a população:
“Venho trazendo a bagagem do lançamento do meu disco Vissungos, dos Cantos para as Cordas, apoiado pelo Rumos Itaú Cultural e já disponível nas plataformas digitais. Na semana passada estive em Angola, onde participei do Festival Internacional de Teatro e encerrei o evento em Luanda.
Vou trazer essa experiência para a apresentação solo em São Bartolomeu, no espaço Gran Cozinha Artesanal, em uma noite de inhoque com o chef Ricardo Ribeiro. Compareçam, será uma noite especial, com música e boa comida.”
O evento exige reserva prévia devido ao número limitado de vagas. A programação permite que o público acompanhe uma apresentação musical e deguste pratos produzidos no próprio espaço, combinando tradição culinária local e música instrumental.