Nos dias 16 e 17 de agosto, o distrito de Santo Antônio do Salto, em Ouro Preto, promove a 21ª edição do Festival de Cultura e Culinária Típica. O evento, iniciado há 21 anos, surgiu a partir de reuniões entre moradores, que identificaram a culinária local como elemento central para a valorização da comunidade.
A programação começa no sábado (16), às 17h, com a abertura das barracas de comidas típicas, acompanhada de som mecânico. Às 20h, haverá a Dança da Peneira com as Mulheres do Salto, seguida de show com Sérgio, Augusto e Bruno, às 21h. O encerramento do primeiro dia será à meia-noite.
No domingo (17), as atividades iniciam às 8h30 com o “Café na Fazenda”. Às 10h, será celebrada missa na Igreja de Santo Antônio. Às 11h, haverá a atividade “Contos e Lendas da Comunidade” e recepção de alunos do curso de capacitação para profissionais do turismo. Às 11h30, a Escola Municipal Aleijadinho e o músico Luan da Flauta se apresentam.
Ao meio-dia, será realizada a abertura oficial do festival, com início do concurso de Melhor Comida Típica e Melhor Barraca, referentes a 2025. A programação contará com apresentação musical de Eli Bretas, seguida da Dança da Peneira.
Às 13h30, começam as apresentações culturais, incluindo a Charola de Nosso Senhor dos Passos, o Congado Nossa Senhora do Rosário e a Corporação Musical Oito de Junho, todas de Santo Antônio do Salto. Às 14h30, haverá show da Banda Nova Geração, com divulgação dos resultados do concurso e homenagens.
O encerramento ocorre às 17h, com apresentação de Léo Cabaleiro e Banda. O término oficial está previsto para as 19h.
Entre as comidas comercializadas, estarão o umbigo de banana, bambá de couve, oropronópolis com costelinha, frango com quiabo, tutu com carne de panela, feijoada, chutney de banana com carne e quitandas produzidas no distrito.