Ouvindo...

Projeto da UFOP oferece aulas gratuitas de Tai Chi Chuan

Atividades ocorrem às quintas na EEF e aos sábados no Horto dos Contos, com possibilidade de participação em pesquisa sobre saúde e qualidade de vida

A Escola de Educação Física (EEF) promove o projeto de extensão “Tai Chi Chuan: Saúde e Bem-Estar”, que alia prática e pesquisa científica sobre a tradicional arte marcial chinesa. As aulas são abertas à população e ocorrem às quintas-feiras, às 18h, no Ginásio da EEF, e aos sábados, às 9h30, no Horto dos Contos.

As atividades seguem o estilo Yang Tradicional e as formas modernas da Beijing Sports University, com aplicação de exercícios terapêuticos conhecidos como Qigong. As aulas duram cerca de 50 minutos, não exigem inscrição prévia nem vínculo com a Universidade. A participação é permitida a pessoas com mais de 18 anos.

Além das práticas, os participantes podem atuar como voluntários no projeto de pesquisa “Avaliação do efeito de práticas de Taijiquan (Tai Chi Chuan) na variabilidade da frequência cardíaca e na qualidade de vida em adultos”. O estudo realiza acompanhamento gratuito dos praticantes, com coletas de dados e reavaliações periódicas.

A pesquisa investiga os impactos do Tai Chi Chuan na saúde física e mental de adultos, a partir da análise de indicadores como peso, altura, composição corporal, circunferências corporais, pressão arterial, frequência respiratória e variabilidade da frequência cardíaca. Os dados são utilizados para elaboração de relatórios científicos.

Para participar como voluntário na pesquisa, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado.

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.