Ouvindo...

Projeto da UFOP busca apoio para oficinas de reparos domésticos voltadas a mulheres

Iniciativa do Núcleo de Investigações Feministas busca recursos para realizar atividades práticas em elétrica, hidráulica, marcenaria e instalação de equipamentos

O projeto de extensão Manas à Obra, vinculado ao Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), está em fase de captação de recursos para a realização de oficinas práticas de reparos domésticos. A proposta é voltada para mulheres universitárias e moradoras da comunidade ouro-pretana.

As oficinas incluem atividades nas áreas de elétrica, hidráulica, marcenaria e instalação de equipamentos residenciais. A iniciativa pretende ampliar o acesso a conhecimentos técnicos básicos, promovendo autonomia no cotidiano e estimulando o debate sobre equidade de gênero.

De acordo com a coordenação, o projeto também planeja a produção de materiais educativos, com o objetivo de expandir os conteúdos para além dos encontros presenciais. Para viabilizar as ações, a equipe busca parcerias com empresas, organizações e pessoas que possam contribuir com doações de ferramentas, insumos e equipamentos necessários para as atividades.

A coordenação do Manas à Obra é da professora Nina Caetano, do Departamento de Artes Cênicas da UFOP, com coorientação de Jéssica Cristina Teixeira da Costa, egressa de Engenharia Elétrica. A equipe também conta com a participação das bolsistas Sabrina Toledo de Souza, do curso de Engenharia Civil, e Paola Bárbara Cristo da Silva, de Direito.

O projeto integra o Ninfeias, iniciativa que desde 2013 promove atividades em Ouro Preto e distritos, voltadas à discussão e enfrentamento das violências que atingem mulheres, adolescentes e meninas. Entre as ações já realizadas pelo núcleo estão rodas de conversa, debates, oficinas para estudantes da educação básica, performances em espaços públicos e a elaboração de materiais informativos.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.