Ouro Preto discute saúde mental da população negra em encontro promovido pela Rede de Atenção Psicossocial

Atividades ocorrem na Casa de Cultura Negra e incluem roteiro histórico, debates e apresentações culturais

A Secretaria de Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto realizam, no dia 26 de novembro, o primeiro evento voltado à saúde mental da população negra. A proposta, intitulada “Território, corpo e subjetividades: decolonizando olhares, saberes e práticas em saúde mental”, é fruto de uma parceria com a Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, a Casa de Cultura Negra e o Coletivo Palma Preta.

A programação começou às 8h da manhã, na Casa de Cultura Negra, no Alto da Cruz. Às 9h, os participantes seguiram para o roteiro “Ancestralidade de Potência”, que percorre pontos de Ouro Preto destacando a presença africana na formação da cidade, na arte e nas técnicas de mineração. A organização orienta o uso de roupas confortáveis, chapéu, protetor solar e água.

No período da tarde, as atividades retornam à Casa de Cultura Negra, a partir das 13h, com a mesa de debate “Desigualdades raciais e saúde mental”. Participam psicólogos, terapeutas ocupacionais, artistas e pesquisadores que atuam na defesa de práticas antimanicomiais e antirracistas.

A partir das 15h30, ocorre o momento “Curiá dos Reinadeiros”, com a apresentação da história do Reinado e o tradicional bambá de couve, alimento simbólico da cultura afro-mineira, conduzido pela Capitã Kátia e pelo Capitão Kedison.

Leia também

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.

Ouvindo...