A Prefeitura de Mariana passou a oferecer, recentemente, um canal digital de atendimento ao cidadão por meio da assistente virtual “Mari”. A ferramenta, acessível pelo aplicativo de mensagens WhatsAPP, permite solicitar serviços como emissão de guias de IPTU, certidões negativas de contribuinte e contra-cheques para servidores.
A proposta é simplificar o acesso a serviços públicos, diminuindo a necessidade de deslocamento até unidades físicas. Segundo divulgação oficial, basta enviar uma mensagem para o número indicado, preencher um cadastro inicial e, a partir de então, usar a Mari sempre que precisar de um dos serviços oferecidos.
A nova assistente da prefeitura reforça a tendência de digitalização de serviços públicos. De acordo com as pesquisas de 2023 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 91% das prefeituras do país já disponibilizam ao menos um serviço público online. O uso de canais como WhatsApp ou Telegram para atendimento oficial cresceu de 48% para 56% entre 2021 e 2023, o que demonstra que a criação de soluções digitais pelo poder público tem se intensificado.
Apesar da inovação, o estudo “Uso de Serviços Digitais – um retrato do Brasil”, apontou que 57,2% das pessoas ainda preferem atendimento presencial, mesmo sabendo que existe opção digital.
Para você descobrir se vai se adaptar ou não a essa novidade, já é possível entrar em contato com a Mari através do número de WhatsApp (31) 7149-9545.