Ouvindo...

Estudantes da rede estadual participam do segundo simulado do Enem em Minas Gerais

Provas foram aplicadas em 2,4 mil escolas estaduais

Gabriel Jabur/Agência Brasília

Cerca de 420 mil alunos de 2,4 mil escolas estaduais participaram nesta semana do segundo simulado do Enem MG. A atividade, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), busca preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, reproduzindo as condições da avaliação oficial.

O simulado começou na terça-feira (19) e seguiu até quinta-feira (21). Participaram alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, estudantes dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de matriculados no Colégio Tiradentes da Polícia Militar e na Fundação Helena Antipoff. As provas foram elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo modelo adotado no Enem.

A programação foi dividida em dois cadernos. O primeiro reuniu questões de Linguagens e Ciências Humanas Aplicadas. O segundo, aplicado na quinta-feira, contou com questões de Ciências da Natureza e Matemática. A redação, com formato flexível nesta edição, pôde ser realizada em dia separado ou junto ao Caderno 1, respeitando o tempo de 5h30.

Após a aplicação, as provas foram corrigidas pela plataforma Enem MG, que disponibiliza relatórios personalizados. Os resultados apontam áreas de maior dificuldade e sugerem estratégias de estudo.

Na primeira edição, realizada em julho, 36% dos alunos do 3º ano obtiveram notas entre 500 e 700 pontos, enquanto 12% superaram 700. Mais de 85% compareceram aos dois dias de atividades.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.