Djonga recebe Comenda Liberdade Chico Rei na Câmara de Ouro Preto

Solenidade será em 19 de novembro e antecede o Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Ouro Preto realizará a solenidade de entrega das Comendas Liberdade Chico Rei e Mérito Educacional, instituídas para reconhecer ações nas áreas de promoção da igualdade racial e educação no município.

A cerimônia será na quarta-feira (19), às 17h, um dia antes do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A Comenda Liberdade Chico Rei, criada pelo ex-vereador Chiquinho de Assis, é concedida a pessoas e instituições que desenvolvem iniciativas relacionadas à promoção da igualdade racial em Ouro Preto, em Minas Gerais ou no país. A seleção dos nomes é feita por um conselho formado por vereadores, representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

O diretor de Igualdade Racial da Prefeitura de Ouro Preto, Kedison Guimarães, está entre os agraciados, ao lado de Marcus Vinicius de Jesus, Roberta Eliane Santos Fróes, Wilson Ferreira e do rapper Gustavo Pereira Marques, conhecido como Djonga.

Djonga mantém vínculo com a região por ter vivido em Mariana entre 2015 e 2018, período em que cursou História na Ufop e participou da criação da Batalha das Gerais. Em 31 de outubro, foi homenageado pela Câmara de Mariana.

A Comenda Mérito Educacional foi instituída pelo vereador Matheus Pacheco e reconhece pessoas e entidades que contribuíram para a educação em Ouro Preto. A homenagem contempla ações que fortaleceram a rede de ensino e iniciativas que influenciaram políticas públicas, pesquisas ou projetos educacionais no município.

Serão homenageados Adilson Pereira dos Santos; Adriana de Fátima Ribeiro; Davi Ferreira e Penna; Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia; Geraldo Lúcio de Faria; Glauciane Aparecida Batista; Juliana dos Santos Paiva e Santos; Magda de Magalhães Machado Salmen; Marger da Conceição Ventura Viana; Maria José Ferreira de Souza; Rosângela Marta Correa; e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.

Ouvindo...