Denúncia aponta abandono de cães em república estudantil de Ouro Preto

Animais ficariam sem cuidados e são vistos nas ruas, mesmo em meio ao período de chuvas intensas

Uma denúncia de maus-tratos e abandono de animais envolvendo a República Canaan, em Ouro Preto, tem gerado preocupação entre moradores do município. Segundo relatos, os dois cães da república estariam vivendo em situação de negligência, sem cuidados adequados, mesmo durante o período letivo da Universidade.

De acordo com informações, os animais são frequentemente vistos soltos nas ruas, sem alimentação regular, abrigo ou cuidados, ficando expostos a riscos como atropelamentos e agressões.

A preocupação dos denunciantes aumentou nas últimas semanas em razão do período de recesso universitário, aliado às fortes chuvas que vêm atingindo Ouro Preto. Nesse contexto os animais ficariam ainda mais vulneráveis.

A prática, caso confirmada, pode caracterizar abandono e maus-tratos, tipificados pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98, Art. 32) e pela Lei nº 14.064/2020 (Lei Sansão) para cães e gatos.

Casos de maus-tratos devem ser comunicados à Polícia Militar pelo número 190 ou o Disque-Denúncia, no número 181.

Após a publicação da matéria, a República Canaan encaminhou a seguinte nota à reportagem com esclarecimentos sobre a situação relatada.

“A República Canaan vem a público esclarecer informações divulgadas recentemente sobre uma suposta situação de maus-tratos envolvendo os cachorros da casa.

Jorginho e Berenice não estão abandonados ou sofrendo maus tratos. Eles possuem alimentação regular, abrigo e cuidados diários. Mesmo durante períodos de recesso universitário, a república não fica desassistida, havendo responsáveis que garantem a continuidade dos cuidados necessários.

As aparições dos cachorros na rua acontecem apesar das tentativas constantes de mantê-los dentro do espaço, já que são cães que fogem pulando muros, janelas ou por aberturas. Isso não decorre de negligência, mas de uma situação que é monitorada e enfrentada continuamente pelos moradores.

Reforçamos nosso compromisso com o bem-estar dos animais e nos colocamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos. Ressaltamos ainda a importância de que denúncias dessa natureza sejam apuradas com responsabilidade, evitando julgamentos precipitados que possam gerar desinformação e danos à reputação de pessoas e instituições.”

Leia também

Sabrine Varjão é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Natural de São Paulo (SP), se apaixonou pela comunicação na Região dos Inconfidentes. Suas principais áreas de interesse são política, cultura e esportes.

Ouvindo...