Um caminhão que transportava soda cáustica tombou nesta segunda-feira (11) na BR-356, próximo à ACTECH, em Ouro Preto. A carga derramada tem potencial para atingir o Ribeirão do Carmo, que abastece as cidades de Ouro Preto e Mariana.
A BR-356 conecta a Região dos Inconfidentes à capital mineira, Belo Horizonte, sendo uma via importante para o transporte na região.
O Ribeirão do Carmo é um curso d’água que fornece água para consumo humano, irrigação agrícola e uso animal em comunidades de Ouro Preto e Mariana.
Ainda não há confirmação oficial de que a carga tenha atingido o Ribeirão do Carmo. As autoridades monitoram a situação e orientam a população a evitar o uso da água do rio até que o risco seja descartado ou controlado.
O subsecretário de Defesa Civil de Mariana, André Machado, falou sobre o ocorrido:
“Às 13h22, fomos informados pela Defesa Civil de Ouro Preto sobre o tombamento do caminhão com soda cáustica e a possibilidade de contaminação do Ribeirão do Carmo. Pedimos à população que não utilize a água do rio, nem para consumo, nem para os animais, até que a situação esteja controlada. A soda cáustica não altera a cor da água, o que dificulta a percepção do risco, e pode causar queimaduras. Assim que tivermos novas informações, faremos novos comunicados.”
No momento, o trânsito na BR-356 permanece paralisado nos dois sentidos, enquanto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam no local para controlar a situação e evitar maiores impactos ambientais.