Agora no rádio...

Voz do Brasil

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Casa de Cultura de Mariana recebe recital de violão e exposição no dia 3 de junho

Eventos na Casa de Cultura de Mariana destacam música e artes visuais

A Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, conhecida também como Casa de Cultura de Mariana, é uma associação civil com foco em atividades culturais, educacionais, científicas, artísticas e sociais. Fundada em 1962, a academia atua como órgão de promoção da cultura local, com o objetivo de democratizar o acesso às expressões culturais da cidade de Mariana.

No dia 3 de junho de 2025, a Casa de Cultura sediará dois eventos. O primeiro é o recital de violão clássico intitulado “Novos Ventos”, que terá a participação da compositora e violonista Ana Clara Guerra. A apresentação está marcada para as 19 horas. Ana Clara Guerra é natural de Uberlândia (MG) e tem se destacado na nova geração de violonistas brasileiros. Seu repertório mistura influências da música popular brasileira e da música de concerto. Entre os prêmios recebidos estão o 22º Prêmio BDGM Instrumental (2023), o Prêmio Funarte XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2023) e o 9º Prêmio da Música das Minas Gerais (2022). Em 2024, Ana Clara lançou seu primeiro disco solo com obras inéditas. A compositora faz também um convite ao público:

“Estou passando aqui com muita alegria para convidar todos vocês para, na próxima terça-feira, na Casa de Cultura, Academia Marianense de Letras, assistirem ao meu recital de violão. Estou em turnê com o meu disco Novos Ventos. É um recital gratuito que estou apresentando na cidade com o apoio da Casa de Cultura, e eu espero muito encontrar vocês. Não precisa retirar ingresso, é só chegar!”

Após o recital, será inaugurada no Porão-Galeria da Casa de Cultura a exposição “Insubmissas: corpos em flor”. A mostra reúne obras das artistas Ascensión Chanqués e Andreia Donadon. A exposição apresenta diferentes olhares sobre o feminino, explorando temas relacionados à resistência, à pluralidade e à afirmação por meio da arte. A abertura da exposição ocorre logo após o recital, compondo uma programação dedicada à presença das mulheres nas artes.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.