A Prefeitura de Mariana lançou o programa Fila Zero com o objetivo de eliminar a fila de cirurgias eletivas na rede pública municipal.
A iniciativa pretende garantir que todos os pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos tenham acesso ao atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira etapa do programa contempla 97 cirurgias de retirada de vesícula, com investimento de R$ 420 mil em recursos próprios da prefeitura.
Segundo a administração municipal, a medida foi adotada diante da ausência do Estado no atendimento das demandas cirúrgicas, como explica o prefeito de Mariana, Juliano Duarte:
“É importante dizer que essas cirurgias são de responsabilidade do Estado. Porém, como o Estado vem sendo omisso e não vem chamando a nossa população para realizar os procedimentos cirúrgicos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo um investimento de R$ 420 mil para realizar todas as cirurgias de vesícula. Essa será a primeira fila que vamos zerar dentro do Programa Fila Zero. O nosso compromisso é, a cada dia, melhorar a saúde pública da nossa população”, afirmou o prefeito.
A ampliação do programa para outros procedimentos vai ocorrer de forma gradativa, conforme levantamento do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).