O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, o Festur, chega à quinta edição. Neste ano de 2025, a iniciativa tem como objetivo difundir e fomentar o turismo mineiro, integrando diversas cidades do estado, como São João del-Rei, Congonhas, Barão de Cocais, Ouro Preto, entre outras. A proposta é entrelaçar a história de Minas Gerais com a cultura, por meio da integração entre gastronomia, arte, música, tecnologia, empreendedorismo e experiências culturais.
Uma das características mais marcantes do evento é sua capacidade de conectar pessoas de diferentes origens. A proposta central do Festur é valorizar os setores produtivos e o turismo como potencial econômico para o estado.
O festival está marcado para os dias 4, 5 e 6 de junho e será sediado na área externa do Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, com estrutura acessível ao público.
O Festur é organizado pelo CVB – Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau Ouro Preto, em parceria com a C:M Business Hub. O evento conta também com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) e de demais parceiros.
A Subsecretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais informa que Patrícia Moreira fala mais sobre a importância do evento:
“Participar do festival é muito importante para promover o turismo de Minas Gerais, a cozinha mineira e a cultura local, levando novidades para os participantes. O estande de Minas tem feito sucesso em várias feiras no Brasil e no exterior, mostrando a hospitalidade e a mineiridade. O FESTUR movimenta a economia de Ouro Preto, atraindo turistas, operadores e agentes, beneficiando hotelaria, restaurantes e serviços. Além disso, o evento democratiza o acesso ao turismo e à cultura mineira, sendo aberto ao público numa cidade emblemática”.
O secretário de Cultura de Ouro Preto, Flávio Malta, também falou à Itatiaia sobre os impactos econômicos do Festur para o município:
“O Festival, já na quinta edição, é essencial para promover e diversificar o turismo em Ouro Preto, gerando negócios e parcerias. Este ano, em parceria com a EMATER, haverá uma feira com produtores locais, valorizando a economia regional. O evento atrai agentes de viagem e operadores, fortalecendo a divulgação da cidade. Além disso, o estande terá foco especial na gastronomia tradicional de Ouro Preto”.
O evento vai reunir expositores, roteiros turísticos, serviços, mostras culturais, gastronomia e espaços segmentados para nichos específicos do turismo, como cozinhas-show, rodadas de negócios, turismo rural e ecoturismo.
Na edição de 2025, ainda haverá novidades. A Emater também participará do festival e levará produtores para apresentar cafés e vinhos no espaço de exposições. Além disso, o Festur prevê a participação de artistas de rua no segmento de turismo criativo, com exposição de obras e trocas culturais. Um livro sobre a Rota Jaguara também será lançado no evento.
A Rota Turística Jaguara, cujo percurso de 62 km abrange Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima e Santa Bárbara, foi oficializada no dia 5 de dezembro de 2023 com o objetivo de fortalecer a zona rural dos municípios. O turismo de base comunitária engloba as comunidades de Acuruí, Capanema, Água Limpa, Palmital, Maracujá, Conceição do Rio Acima e Galego.
O autor do livro, Victor Stutz, também falou à Itatiaia sobre o lançamento do audiobook:
“Ouro Preto é uma cidade reconhecida que abre caminho para a Rota Jaguara, que inclui vários municípios com atrativos históricos e naturais. A região oferece muito mais que turismo histórico, incluindo ecoturismo e gastronomia local. Cada local tem seu patrimônio histórico e belezas naturais, formando um pacote diversificado. Eu criei um circuito de histórias e memórias, conversando com moradores e registrando relatos que enriquecem a rota”.
A edição de 2025 também contará com a presença de agentes da CVC Viagens, que participarão de atividades na Rota Turística Jaguara com o objetivo de, futuramente, comercializar o destino.