Ouvindo...

Estátua de Tiradentes é alvo de pichação durante o Carnaval de Ouro Preto

O crime gerou indignação entre moradores, turistas e autoridades

Estátua de Tiradentes é alvo de pichação durante o Carnaval de Ouro Preto

O monumento em homenagem a Tiradentes, localizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, apareceu pichado no domingo de carnaval (02), gerando indignação entre moradores, turistas e autoridades.

O ato de vandalismo atinge um dos símbolos mais importantes da história do Brasil e do patrimônio mundial, já que a cidade é reconhecida pela UNESCO desde 1980.

O secretário de segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos, afirmou à Itatiaia que as autoridades já iniciaram as investigações e estão buscando informações pelas câmeras do videomonitoramento para chegar ao autor.

A prefeitura ainda não divulgou uma previsão para a remoção das pichações, mas reforçou que ações desse tipo são crimes contra o patrimônio público, passíveis de punição conforme a legislação vigente.

Leia também

A estátua

O monumento a Tiradentes é um dos principais pontos turísticos e históricos de Ouro Preto. Sua construção foi deliberada pelo primeiro congresso mineiro após a Proclamação da República. Em 21 de abril de 1892, fez parte das comemorações do centenário da execução de Tiradentes.

Com uma altura total de 19 metros, a estrutura foi feita com granito extraído do Morro da Viúva, no Rio de Janeiro. A estátua de Tiradentes foi fundida na Itália e as vinte e quatro peças decorativas foram executadas em Buenos Aires.

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.