No Brasil, estima-se que mais de 30 milhões de animais estejam em situação de abandono, segundo dados de organizações de proteção animal. Esse número alarmante reforça a necessidade de conscientização sobre a adoção responsável.
Adotar um animal não significa apenas oferecer-lhe um lar. Significa também assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar, garantindo alimentação adequada, saúde e carinho. Além disso, a adoção também reduz a demanda pelo comércio de filhotes, que muitas vezes ocorre em condições de maus-tratos.
Outro ponto positivo é o impacto emocional da presença de um animal de estimação. Estudos mostram que cães e gatos ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo sintomas de depressão, promovendo bem-estar e qualidade de vida para seus tutores.
Se você está pensando em adotar um animal, lembre-se de que essa decisão deve ser tomada com consciência. Avalie seu tempo, espaço e condições financeiras para garantir que o novo companheiro receba tudo o que precisa.
Outra opção para quem não pode se comprometer desta forma é disponibilizar sua residência para lar temporário. Quem fala mais sobre o funcionamento de projetos como este é Gislene Peixoto, protetora animal:
“O lar temporário pode ser oferecido por qualquer pessoa, com apoio de doações para ração e vacinas. Basta um espaço e alguém disposto a dedicar tempo e carinho. É essencial lembrar que um animal é para a vida toda e não deve ser abandonado”, disse.
O Enzo e o Pretinho são dois dos cães disponíveis para adoção em Ouro Preto. Para mais informações sobre o pretinho entre em contato no número 97178-9762. Para o Enzo, 98660-1011.