Impacto ambiental do Natal: lixo, consumo e sustentabilidade

Como a lógica comercial da data contribui para o aumento de resíduos e o que pode ser feito para reduzir seus efeitos no meio ambiente

O Natal passou e deixou rastros: o lixo. A data festiva, com sua lógica comercial, gera um impacto ambiental considerável no planeta. A confecção e o consumo excessivo de produtos durante essa época contribuem para o aumento de resíduos no meio ambiente, com ênfase no uso de plásticos.

Segundo a Agência de Transição Ecológica da França (Ademe), a cada Natal, os franceses oferecem cerca de 300 milhões de presentes. No entanto, um milhão de produtos são descartados anualmente, e 27% dos presentes não são utilizados.

A pesquisa aponta que 39% dos presentes são roupas, 19% brinquedos e 18% livros. Em média, cada francês gasta cerca de R$ 2.672 com presentes de Natal.

No Brasil, as promoções da Black Friday antecipam as compras, e o crédito facilitado permite que mais pessoas adquiram presentes, o que pode gerar dívidas ao longo do ano seguinte.

No setor de resíduos, a LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, estima que, durante o Natal, a produção de lixo aumente em média 4%, com um acréscimo de 328 toneladas de papel/cartão e 106 toneladas de plástico. O aumento total de resíduos é de 1.283 toneladas, com base nos dados de 2018 e 2019.

Uma alternativa para reduzir o impacto ambiental do Natal é optar por presentes autênticos, artesanais e criativos, que, além de promoverem a sustentabilidade, demonstram carinho e economizam dinheiro. Reutilizar embalagens de presentes e usar árvores naturais também contribui para diminuir o impacto ambiental.

A reflexão para o próximo ano é pensar sobre o verdadeiro sentido do Natal, uma celebração de união com as pessoas importantes, o que pode ajudar a reencontrar um equilíbrio entre consumo e respeito ao meio ambiente.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.

Ouvindo...