A Campanha Vacina Mais Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), se encerra em 29 de novembro. A ação tem como objetivo atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos e garantir a aplicação de doses pendentes do calendário nacional de imunização.
No dia 23, será realizado o Dia D da campanha, com postos de vacinação funcionando em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA). Entre as vacinas disponíveis estão tríplice viral, hepatite B, HPV, meningite, poliomielite, Covid-19, febre amarela e outras.
A SES-MG distribuiu mais de 1,9 milhão de doses para o público-alvo em todo o estado. A campanha também pretende combater os índices de baixa cobertura vacinal registrados nos últimos anos, que levaram ao retorno de doenças previamente controladas ou erradicadas, como sarampo e poliomielite.
Segundo o Ministério da Saúde, ações para ampliar a vacinação em todo o país evitaram o desperdício de R$ 251,2 milhões em doses que seriam descartadas. Desde o início da campanha nacional, 12,3 milhões de vacinas com curto prazo de validade foram aproveitadas graças a doações e parcerias.
Ainda de acordo com o Ministério, a gestão anterior deixou 53,5 milhões de vacinas próximas ao vencimento e desabastecimento de doses essenciais, como BCG e poliomielite. Atualmente, os estoques estão regularizados, com exceção da vacina contra varicela, que enfrenta dificuldades globais de produção. O governo federal já formalizou compras para regularizar os estoques até 2026 e articula a produção nacional pelo Instituto Butantan.
A SES-MG reforça que a vacinação é uma estratégia essencial para prevenir doenças graves e suas complicações, como hospitalizações e óbitos. A lista completa de vacinas disponíveis está no calendário de imunização, acessível nas UBS e no site oficial da SES-MG.