Ouvindo...

Dia do Adolescente reforça a importância do cuidado com a saúde na juventude

Data destaca a necessidade de atenção integral à saúde física, emocional e social dos jovens de 10 a 19 anos

banco de imagens

No último sábado (21), o Brasil celebrou o Dia do Adolescente, data que destaca a importância dos cuidados com a saúde dessa faixa etária, que abrange jovens entre 10 e 19 anos. Durante a adolescência, ocorrem grandes mudanças físicas, emocionais e psicológicas, e o acompanhamento integral dessa fase é essencial, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

De acordo com Lírica Salluz Pereira, diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG, é necessário oferecer um atendimento que aborde não apenas os aspectos biológicos, mas também os psicológicos, comportamentais e sociais. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a principal porta de entrada para esses cuidados, oferecendo serviços de promoção, prevenção e assistência à saúde, com atendimentos programados, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), contraceptivos e imunização.

Além das UBS, os adolescentes têm acesso a serviços de assistência social, educação, cultura e esporte, além de ONGs e centros comunitários. A vacinação é um dos pilares da prevenção. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos e a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos.

Em Minas Gerais, a cobertura vacinal contra o HPV ainda está abaixo do recomendado. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, 41,37% dos meninos e 68,96% das meninas receberam as duas doses. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%. A cobertura vacinal da vacina ACWY acumulada no estado, de 2019 a 2022, é de 76,50%.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.