Ouvindo...

Queimadas aumentam risco para os olhos; saiba como se proteger

A poluição do ar e a fumaça de incêndios provocam sintomas nos olhos, exigindo cuidados e medidas preventivas

An Indian Man suffering from conjunctivitis. Often referred to casually as “pink eye”, conjunctivitis is the swelling or inflammation of the conjunctiva, the thin, transparent layer of tissue that lines the inner surface of the eyelid and covers the white part of the eye.

A temporada de queimadas no Brasil tem gerado preocupações adicionais para a saúde ocular. O aumento da poluição do ar decorrente dos incêndios tem impactos diretos nos olhos. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam um crescimento de 75% no número de focos de incêndio nos primeiros oito meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.

Especialistas destacam a importância de medidas preventivas para proteger os olhos. A empresa IQAir, que monitora a qualidade do ar, informa que o ar é classificado como insalubre em diversos estados, incluindo Minas Gerais. A exposição ao ar poluído e à fumaça de incêndios pode causar sintomas como vermelhidão, ardência e inchaço das pálpebras.

Os profissionais de saúde recomendam o uso de óculos de proteção e a manutenção de ambientes internos com ar filtrado para reduzir esses efeitos. A oftalmologista Dra. Daniela Danif orienta que, ao perceber esses sintomas, é fundamental buscar um especialista e adotar práticas de proteção para minimizar os riscos e preservar a saúde ocular.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Felipe Hanson, natural de São José dos Campos e se aventurando como estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, no momento, Estagiário na Itatiaia Ouro Preto.