A Cemig alocou 2,4 bilhões de reais para melhorias nas instalações em Minas Gerais durante o primeiro semestre deste ano. Este valor representa um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram investidos 1,7 bilhão de reais. A empresa planeja investir 6,2 bilhões de reais no estado até o final de 2024.
No semestre, quase 2 bilhões de reais foram destinados à área de distribuição de energia. Durante esse período, a empresa entregou 9 novas subestações, incluindo a centésima do programa Mais Energia, inaugurada em junho em Belo Horizonte. Este programa visa aumentar a oferta e a confiabilidade do sistema elétrico para mais de 9 milhões de clientes.
No segmento de geração distribuída, a Cemig investiu 205 milhões de reais em infraestrutura. A Gasmig, responsável pelo gás natural canalizado, recebeu 118 milhões de reais para expansão no estado. Nos segmentos de transmissão e geração de energia, foram investidos 105 milhões de reais e 57 milhões de reais, respectivamente.
A empresa atualizou seu plano de investimentos para o ciclo 2024-2028, com um total de 35 bilhões de reais, sendo 23 bilhões destinados ao setor de distribuição. Entre 2019 e 2023, a Cemig investiu 13 bilhões de reais em Minas Gerais.
O superintendente de engenharia da distribuição da Cemig, Alisson Guedes, destacou que a empresa está seguindo seu planejamento estratégico e intensificando os investimentos no estado. Ele afirmou que, em 2024, a Cemig entregou nove novas subestações e pretende realizar o maior programa de investimentos de sua história, ultrapassando 50 bilhões de reais ao longo de dez anos em Minas Gerais.