O início do Botafogo na fase de grupos da Copa Libertadores não foi nada animador para a torcida alvinegra. Com duas derrotas iniciais, uma na estreia em pleno Nilton Santos, e outra para a LDU, no Equador, a equipe de Júnior Santos precisou de uma campanha histórica para reverter a má fase e ainda se classificar antecipadamente para as oitavas.
Vale ressaltar que, após uma traumática campanha no Brasileirão de 2023, em que o time liderou o Brasileirão por mais de 25 rodadas e sequer conquistou uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o Glorioso precisou jogar duas fases preliminares, eliminando, sem muitas dificuldades, o Aurora e o Red Bull Bragantino em jogos de mata-mata.
A estrela de Júnior Santos
Um jogador que vem atraindo os holofotes para si é o “Jacaré” Júnior Santos. Na sua segunda passagem pelo Botafogo, o atacante de 29 anos é o artilheiro da competição sul-americana, com nove gols, além de muito futebol jogado. O atleta está sendo cobiçado por equipes brasileiras, como Cruzeiro e Grêmio, mas tem uma multa rescisória de mais de R$ 100 milhões, valor muito alto para o mercado nacional, o que deixa o time da estrela solitária seguro quanto à sua permanência em General Severiano. Na temporada, o jogador soma 16 gols e quatro assistências em 29 jogos. Foi o principal atleta em campo em partidas de grande importância para a temporada do Glorioso, como na classificação antecipada às oitavas da Libertadores ao vencer a LDU e na classificação na Copa do Brasil sobre o Vitória. Em ambos os jogos Júnior Santos balançou as redes.
Ataque estrelado
Sozinho, apesar de apresentar um bom futebol, o Jacaré não conseguiria levar o Botafogo ao sucesso vivido, até o momento, na temporada pela equipe alvinegra. Nomes como os de Savarino, Luiz Henrique e Oscar Romero abrilhantam a ofensiva botafoguense. O time vem apresentando um futebol muito ofensivo, de imposição, onde quer que o time jogue. A prova disso foi a vitória no último sábado, 1 de junho, contra a equipe do Corinthians em plena Neo Química Arena, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo dominou quase toda a partida e deu poucas chances à equipe de Antonio Oliveira. Hoje a equipe do Rio se coloca como um dos candidatos ao título.
E, para o restante da temporada, o Botafogo ainda conta com as voltas de Eduardo e Tiquinho Soares, que se recuperaram recentemente de uma lesão, e ainda espera por Jefinho, que ficará algumas semanas tratando uma lesão muscular na coxa direita.
Artur Jorge monta defesa segura
O mais impressionante da atual equipe do Botafogo é a sólida defesa que o time vem demonstrando ter ao longo dos jogos sob o domínio do português Artur Jorge. Apesar de muito ofensiva, Luca Halter e Bastos melhoraram muito o equilíbrio na parte de trás e estão cada vez mais seguros, e ainda contam com a disposição de Danilo Barbosa e Marlon Freitas, que vivem grande fase. O Botafogo de 2024 ainda apresenta peças de reposição no banco de reserva a altura do time titular. No meio campo, por exemplo, a equipe conta ainda com Gregore e Tchê Tchê.
Nas laterais, Artur Jorge parece ter encontrado no uruguaio Damián Suárez e no recém contratado Cuiabano opções seguras. A lateral é um problema crônico no Botafogo há muitas temporadas e, nas últimas, Marçal e Hugo sempre estiveram sob questionamento da torcida enquanto Rafael, ex-Manchester United vive com problemas de lesão desde que pisou em solo carioca.
Oitavas da Libertadores
Apesar de uma recuperação improvável, o Botafogo terminou em segundo lugar no Grupo D, atrás do Junior Barranquilla, se tornado um adversário indigesto para os times do pote 1 do sorteio das oitavas. Ficaram no pote 1 os times que melhor campanha nos seus respectivos grupos e do outro lado, no pote 2, os segundos colocados.
No sorteio que aconteceu na segunda-feira, 3 de junho, ficou definido que o adversário das oitavas será o Palmeiras, atual campeão brasileiro. O confronto promete ser o principal jogo desta fase da Libertadores,já que, além de serem duas equipes fortes dentro de campo, fora dele John Textor e Leila Pereira protagonizam uma rivalidade após o americano denunciar supostas irregularidades no futebol brasileiro envolvendo jogadores e a arbitragem, colocando em xeque a legitimidade do título nacional do Palmeiras, em 2023.
Sem dúvidas, o duelo que envolve a equipe carioca e paulista deve ser um dos grandes destaques nas casas de apostas. Segundo Felipe Pereira, diretor editorial do site
Por ter tido uma melhor campanha na fase de grupos, o time de Abel Ferreira tem a vantagem de decidir em casa, ou seja, o segundo confronto dos dois jogos de mata-mata envolvendo as duas equipes será no Allianz Parque, dando um ligeiro favoritismo ao clube paulista.
Duelo coloca frente a frente Abel x Artur Jorge
Diante de todos os elementos que envolvem o confronto entre Botafogo e Palmeiras, ainda resta um com um tempero especial. Abel Ferreira e Artur Jorge, ambos técnicos portugueses, são frutos do desenvolvimento de treinadores feito pela equipe do Braga, de Portugal. O Braga foi o primeiro time principal dos dois treinadores, cujo destino os colocaram no Brasil após um trabalho bem avaliado na equipe portuguesa. Apesar da mesma nacionalidade, os dois treinadores têm estilos diferentes, com Abel Ferreira aplicando um jogo mais equilibrado na defesa para o ataque, enquanto Jorge opta por um futebol mais ofensivo e de toque de bola.