Ouvindo...

Museu da Inconfidência recebe despojos de Bárbara Heliodora

Recebimento dos despojos da poeta e ativista da Inconfidência Mineira, Bárbara Heliodora, ontem (18) na Igreja de Nossa Senhora do Carmo representa um momento significativo para o Museu da Inconfidência

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira nasceu em 1759, em São João del Rei. Foi ativista na Inconfidência Mineira, ao lado de Alvarenga Peixoto, seu marido.

Bárbara foi uma mulher importante na história do Brasil e, por muitos, é considerada a primeira poetisa do país.

Agora, está eternizada em uma lápide com seus restos mortais integrando o Panteão dos Inconfidentes, no Museu da Inconfidência, onde também está Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, a primeira mulher reconhecida como Inconfidente no país.

A cerimônia de recebimento dos despojos ocorreu ontem, dia 16, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto fala sobre o assunto:

“A vinda dessa parcela de terra marca um resgate histórico e simbólico profundo. É como se a própria Bárbara Heliodora estivesse sendo trazida de volta à luz, reconhecida por sua contribuição ao movimento da Conjuração Mineira e à literatura brasileira.”

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.