O videoclipe da música “Ouro”, dos artistas Mo Maie e Bomblack, será lançado oficialmente neste sábado, dia 17, em Ouro Preto. O evento acontece a partir das 17h, na sede do Vila Pobre, no bairro Taquaral, e marca a estreia pública do projeto audiovisual, que teve gravações realizadas em Mariana, com direção do videoartista e músico Kinte.
A produção foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) e mobilizou profissionais da cadeia audiovisual local. O trabalho dialoga diretamente com a realidade da região ao denunciar a devastação ambiental provocada pela mineração e resgatar as consequências do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.
A música “Ouro” foi lançada em 2024 nas plataformas digitais, como o Spotify, e mistura rap com influências da música africana e brasileira. A produção musical é assinada por Lil Tim TT1, em home studio localizado nas Cabanas.
Além da sonoridade, o projeto propõe uma reflexão sobre novas formas de relação com a natureza e busca deixar um registro artístico como manifesto de diferentes gerações, reunindo vozes, narrativas e experiências ligadas ao território.
Programação:
17:00 - Oficina de percussão com Tico Percuteria 18:30 - Roda de conversa com produtores audiovisuais da região do Chico Rei: Aquiles (Arte da Guerra), Bomblack (Tt1), Bruno Olivera Joyce Caroline Kinte (Pastiche Filmes), Lidoberg Campos (Rodeador Cultural), Luara Osupa Malyf (685 Beco), Mo Maiê (Nomad Djalo) e Renatinho19:30 - Projeção do videoclipe Ouro, e encerramento com Dj Malyf
Mo Maie transita entre a música experimental e tradicional, valorizando a cultura popular e a experimentação sonora com influências afroameríndias e ciganas. Já Bomblack, natural de Mariana, atua de forma intensa na cena do hip hop regional, é compositor, MC de batalhas de rima e um dos pioneiros do Movimento TT1.