Ouvindo...

Maior eclipse solar de 2023 acontece neste sábado (14)

Fenômeno astronômico será visível de todo o Brasil a olho nu.

Eclipse solar

O eclipse solar é um evento raro e será o maior do ano de 2023. Esse fenômeno ocorre sempre que a Lua passa na frente do Sol, projetando uma sombra na superfície terrestre.

O evento está marcado para este sábado, dia 14 de outubro. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país poderão observar uma visão parcial da Lua cobrindo o Sol, parecendo uma “mancha” no astro. O melhor horário para a visualização do eclipse será às 16h49.

Outros países também terão a oportunidade de ver o “anel de fogo” ao redor da Lua, incluindo os Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, é claro, o Brasil. No entanto, em outras partes das Américas, desde o Alasca até a Argentina, apenas um eclipse parcial será visível.

Para observar o eclipse solar com segurança, os especialistas enfatizam que, em hipótese alguma, se deve olhar diretamente para o sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou qualquer material caseiro. A exposição, mesmo que por poucos segundos, pode causar danos irreversíveis à retina. A melhor opção para observação é o uso de um filtro de soldador número 14 ou maior (ISO 12312-2).

Entretanto, haverá uma transmissão ao vivo no YouTube acessível para o mundo inteiro, que começará às 11h30, no horário de Brasília, e seguirá o eclipse desde o seu início na Costa Oeste dos Estados Unidos, passando pela sua chegada ao Brasil por volta das 15h, até o término do fenômeno, quando o Sol se puser no horizonte por volta das 18h (BRT). Essa transmissão ao vivo será disponibilizada no Time And Date, que fará a retransmissão do eclipse visto do Brasil para o mundo inteiro.

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.