Na última segunda-feira, dia 15 de Maio, o Ministério da Saúde emitiu uma nota desaconselhando o uso de adoçantes artificiais para controle e redução de peso. Com base em vários estudos sobre o uso de adoçantes artificiais, a OMS aponta que não há indícios de que a substituição do açúcar na dieta pelo adoçante promova o emagrecimento ou evite o surgimento do diabetes.
Além disso, pesquisas demonstraram que o uso prolongado desses produtos pode prejudicar a saúde, aumentando o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e consequentemente o aumento do índice de mortalidade em adultos. Os adoçantes desaconselhados mencionados na nota são o ciclamato, aspartame, advantame, neotame, sacarina, sucralose, estévia e seus derivados. Os adoçantes artificiais, livres de açúcar, não são compostos dietéticos essenciais e não possuem valor nutricional.
A grande maioria das pessoas passa a utilizar alguma opção de adoçante quando desejam emagrecer, a fim de reduzir as calorias que seriam adquiridas no consumo do açúcar. Porém, eles não aprimoram o paladar e as pessoas continuam viciadas nos sabores extremamente doces dos alimentos adoçados. O ideal é reduzir o consumo de bebidas açucaradas e produtos ricos em açúcares de adição, dando preferência aos alimentos naturalmente doces, como frutas, ou alimentos e bebidas sem adição de açúcar. Reduzir a doçura da dieta faz com que voltemos a apreciar o real sabor dos alimentos.
Aqui vão algumas orientações para reduzir o consumo de alimentos adoçados na dieta e ainda garantir muitos sabores saudáveis no seu dia-a-dia:
-
Consuma frutas diariamente, de preferência as frutas da estação, que estarão mais acessíveis e mais doces.
-
Escove os dentes sempre após as refeições. Quando consumimos alimentos salgados, geralmente sentimos vontade de comer doces após a refeição. Escovar os dentes vai minimizar essa vontade.
-
Faça uso de banana com canela, de preferência aquecida no microondas ou frigideira. Vai parecer um verdadeiro doce.
-
No lugar de consumir um doce, experimente frutas desidratadas, como damasco, uvas passas, ameixa ou tâmara. Você vai se surpreender.
-
Dê um passo de cada vez, diminuindo gradativamente o uso do açúcar dia após dia. Assim, você irá se acostumar com o sabor original dos alimentos.
Gostaram das orientações? Agora é só colocar as recomendações em prática e melhorar ainda mais a sua saúde.
Por Maíra Peixoto, graduanda em Nutrição pela UFOP, membro do Genmuca.