Homem é preso e motocicleta é apreendida após denúncias de infrações de trânsito em Itabirito

Ocorrência foi registrada após acionamento da Guarda Civil Municipal e uso de imagens do sistema de monitoramento

Um homem de 26 anos foi preso em Itabirito após uma ação da Guarda Civil Municipal que resultou na apreensão de uma motocicleta Honda Twister. A ocorrência teve início a partir de denúncias recebidas pela central 153, que indicavam a circulação de duas motocicletas sem placas e com alterações nos escapamentos. As informações também apontavam a condução dos veículos sem o uso de capacete.

Os registros informavam que os motociclistas transitavam por vias do município em desacordo com as normas de trânsito. As denúncias relatavam circulação em sentido contrário ao fluxo, passagem por calçadas e áreas públicas e deslocamento entre veículos e pedestres. No momento das infrações, havia concentração de pessoas em diferentes pontos da cidade em razão de atividades realizadas no feriado.

As condutas foram registradas pelo sistema de monitoramento do Centro de Operações da Prefeitura. As imagens permitiram identificar uma das motocicletas, de cor vermelha, além de características do condutor, que não utilizava equipamento de proteção exigido pela legislação. As informações foram repassadas às equipes da Guarda Civil Municipal que realizavam patrulhamento.

Durante tentativa de abordagem na área central de Itabirito, os motociclistas não atenderam à ordem de parada e deixaram o local. Com apoio de informações fornecidas por moradores, os agentes localizaram uma das motocicletas em uma garagem na Vila Gonçalo. No local, a equipe constatou que o veículo apresentava sinais de uso recente.

Após consulta aos sistemas disponíveis, foi verificado que a motocicleta possuía débitos de licenciamento desde o ano de 2019. O proprietário do veículo informou que não havia utilizado a moto. A versão apresentada foi confrontada com as imagens do sistema de monitoramento e com a constatação de que ele possui habilitação apenas na categoria B, que não autoriza a condução de motocicletas.

Diante dos elementos apurados, foi dada voz de prisão ao homem. A Guarda Civil Municipal realizou a remoção da motocicleta para o pátio credenciado. A decisão levou em conta a presença de outros motociclistas na região e a necessidade de controle da situação.

O preso foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento para avaliação médica. Em seguida, ele foi levado para a delegacia de Itabirito, onde a ocorrência foi apresentada. O caso segue sob responsabilidade da autoridade policial para os procedimentos legais.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.

Ouvindo...