O ex-presidente Michel Temer será agraciado com o Grande Colar da Medalha da Inconfidência, a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. A cerimônia acontecerá em Ouro Preto, cidade histórica mineira, e contará com a presença de 170 homenageados nos três graus de honraria da medalha.
A escolha de Temer para receber a comenda gerou controvérsias, uma vez que o ex-presidente é réu em vários processos judiciais e foi preso preventivamente em 2019, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Entretanto, segundo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a homenagem se dá em razão dos serviços prestados por Temer ao país, especialmente durante o período em que ocupou a Presidência da República.
Além de Michel Temer, que receberá o Grande Colar, outras personalidades serão agraciadas com a Medalha da Inconfidência, pois existem outros três graus de honrarias na cerimônia do 21 de abril: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.
As personalidades que serão agraciadas da Região dos Inconfidentes são o deputado estadual Leleco Pimentel (PT), O vereador e presidente da Câmara de Ouro Preto, Zé do Binga e o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira.
A cerimônia acontecerá em Ouro Preto, no dia 21 de abril, data em que é comemorado o feriado nacional de Tiradentes, que foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento de luta pela independência do Brasil no século XVIII.