O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou, em entrevista exclusiva ao jornalista Eduardo Costa, no programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia, nesta sexta-feira (30), que está trabalhando para que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) produza a vacina contra a covid-19.
“Nós temos esse sonho de que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) venha a produzir a vacina mineira. Tudo indica que a covid-19 vai ser tratada como a gripe, como uma vacina que terá de ser refeita todos os anos. Isso porque o vírus sofre mutação. Já estamos com protocolos de entendimentos assinados com vários laboratórios para que possamos trazer essa tecnologia para Minas Gerais”, esclarece.
Sobre a vacina desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o governador Romeu Zema diz querer contribuir, porém, acredita na capacidade da Fundação Ezequiel Dias em produzir de forma mais ágil um imunizante contra a doença.
“Nós queremos contribuir ao máximo, mas eu lembro que a Funed já produz hoje a vacina da meningite e que nós já temos todo um parque fabril instalado. Então, qualquer coisa que seja feito na Funed com toda certeza vai ter agilidade muito maior que um projeto que não tem ainda não tem uma produção própria”, pondera.