Ouvindo...

Clubes corporativos fortalecem vínculos e promovem qualidade de vida fora do trabalho

Espaços de lazer e esporte oferecidos pelas empresas contribuem para o bem-estar mental dos colaboradores e estimulam relações mais saudáveis entre colegas

Atividades esportivas e de lazer fortalecem vínculos e melhoram o bem-estar dos trabalhadores

Após o expediente, muitas empresas têm investido em iniciativas que vão além do ambiente de trabalho, e os clubes corporativos estão entre as mais eficazes. Esses espaços, voltados à prática esportiva e ao lazer, têm se mostrado aliados importantes na promoção do equilíbrio emocional, da saúde física e da convivência entre colegas.

Segundo Alex Silvério da Silva, coordenador de Lazer e Esportes do Sesi de Belo Horizonte (MG), participar dessas atividades “contribui para melhora do bem-estar mental, colaborando para a redução da ansiedade, estresse e depressão, e favorece a autoestima e o equilíbrio emocional”.

Em conversa com a Itatiaia, ele afirma que estudos apontam que a prática regular de exercícios libera endorfina e serotonina, substâncias relacionadas ao humor positivo e ao controle emocional.

Lazer que une e fortalece vínculos

Além de cuidar da saúde, os clubes corporativos desempenham um papel importante na integração entre os colaboradores, criando um ambiente mais colaborativo e acolhedor. De acordo com Alex, a convivência nesses espaços amplia a percepção de diversidade e coletividade. “Os empregados tornam-se mais conscientes sobre o papel social que desempenham dentro e fora do ambiente corporativo”, destaca.

Ele explica que valores como respeito, solidariedade e cooperação são estimulados por meio do esporte e das atividades coletivas, fortalecendo laços de amizade e criando grupos de afinidades, como times de futebol, grupos de corrida ou turmas de hidroginástica. Essa convivência fora do expediente, segundo o especialista, tem impacto direto na motivação e no clima organizacional.

Atividade ideal é a que faz sentido

Para Alex, não existe uma fórmula única para promover qualidade de vida. O ideal é que cada empresa ofereça opções variadas e que cada pessoa encontre uma prática que lhe traga prazer.

“O mais importante é que a pessoa pratique uma atividade física de seu interesse, que seja prazerosa e adequada às suas possibilidades”, afirma.

Descubra como incluir os Clubes Sesi como benefício para seus colaboradores. Fale com a gente agora mesmo: clique aqui.

Leia também

Erem Carla é jornalista com formação na Faculdade Dois de Julho, em Salvador. Ao longo da carreira, acumulou passagens por portais como Terra, Yahoo e Estadão. Tem experiência em coberturas de grandes eventos e passagens por diversas editorias, como entretenimento, saúde e política. Também trabalhou com assessoria de imprensa parlamentar e de órgãos de saúde e Justiça. *Na Itatiaia, colabora com a editoria de Indústria.