O Índice Bovespa (Ibovespa), principal indicador do mercado de ações brasileiro, despencou 4 mil pontos por volta de 14h desta sexta-feira (5), após notícias de que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), é a escolha do pai para concorrer à presidência em 2026.
A bolsa brasileira caminhava para bater o quarto recorde seguido no fechamento da semana, mas agora vai precisar recuperar o fôlego para evitar uma perda tão expressiva. Nessa quinta-feira (4), o indicador chegou a superar os 164 mil pontos no pregão, com investidores repercutindo dados fracos do Produto Interno Bruto (PIB).
Avanço modesto do PIB dá sinais de desaceleração da economia com juros altos Custo da cesta básica cai em BH para o menor preço do ano Brasil é ultrapassado pela Rússia e deixa o grupo das 10 maiores economias do mundo
O PIB do terceiro trimestre teve um avanço modesto de 0,1%, com uma desaceleração dos serviços, abaixo da estimativa de 0,2% do mercado financeiro. O resultado aumenta as apostas para um corte na taxa básica de juros (Selic) por parte do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), uma vez que a acomodação da economia pode influenciar a decisão dos diretores da autoridade monetária.
A Selic está mantida em 15% ao ano como uma estratégia para desacelerar o consumo e levar a inflação para o centro da meta de 3%. Atualmente, o Índice de Preços Nacional ao Consumidor Amplo (IPCA), está acumulado em 4,68% nos últimos 12 meses.
Agora, a possibilidade de Flávio Bolsonaro ser o candidato único da direita em uma provável disputa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), causou instabilidade no mercado financeiro, que tinha o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o candidato mais provável.
O dólar também opera em forte alta nesta sexta-feira, com um avanço de 1,73%, de volta ao patamar de R$ 5,40.