Os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Brasil, e da Economia, Comércio e Indústria (METI), do Japão, realizaram nesta quinta-feira (11) a 15ª Reunião do Comitê Conjunto de Promoção do Comércio e Investimentos e Cooperação Industrial.
O encontro foi sediado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e contou com duas rodadas: uma com representantes do setor produtivo e outra entre autoridades governamentais.
A reunião foi conduzida pelo secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e pelo vice-ministro para Assuntos Internacionais do METI, Takehiko Matsuo.
Pautas debatidas
Entre os principais temas, destacou-se o interesse mútuo em discutir um possível acordo de parceria econômica entre o Mercosul e o Japão. Rosa afirmou que o Brasil busca um entendimento equilibrado e previsível para os dois lados. “Quanto mais pudermos fazer a complementaridade econômica, mais forte estaremos política, econômica e culturalmente”, disse.
Já Matsuo ressaltou que o debate sobre o acordo é estratégico e apontou a relevância da cooperação na área de bioenergia, que pode contribuir para metas de descarbonização. Ele também mencionou a importância da Reforma Tributária no Brasil para a melhoria do ambiente de negócios.
A reunião abordou ainda temas como transição energética, descarbonização, indústria da saúde, propriedade intelectual e acesso de produtos agropecuários brasileiros ao mercado japonês.
Ao final do encontro, tanto o secretário-executivo do MDIC quanto o vice-ministro do METI destacaram a importância do diálogo para fortalecer a relação estratégica entre Brasil e Japão, com foco em inovação, sustentabilidade e cadeias produtivas.