Procurador-geral de MG reforça papel do MP para mineração segura após Mariana e Brumadinho

Durante o Projeto Elos, Paulo de Tarso Morais Filho ressaltou que a atuação firme do MP e o descomissionamento de barragens são fundamentais

Procurador-Geral de MG reforça papel do MP para mineração segura após Mariana e Brumadinho

O Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, reforçou o papel do Ministério Público (MP) na fiscalização do setor de mineração, especialmente após os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho.

Durante o segundo painel do Projeto Elos, realizado nesta segunda-feira (22) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele afirmou que a atuação do órgão foi essencial para aprimorar os processos de licenciamento e aumentar a segurança do setor.

“Infelizmente a vida às vezes faz isso conosco. Temos que aprender com tragédias que antes seriam inimagináveis e que acabaram acontecendo. É preciso olhar para esses episódios para avançarmos. Isso tem sido feito desde a primeira delas”, disse, referindo-se ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Entre as iniciativas, Morais Filho citou o projeto “Mar de Lama Nunca Mais”, que trouxe mais rigor às aprovações de licenciamentos e contribuiu para a segurança do setor.

“Hoje temos um centro integrado das barragens e firmamos um acordo para descomissionar as barragens a montante. Foi um aprendizado doloroso, porque custou vidas, mas o Estado como um todo tem se aperfeiçoado. Temos plena consciência da importância da mineração, mas precisamos melhorar os processos para haver desenvolvimento sustentável. Todo o setor amadurecerá. Tudo é um processo”, afirmou.

Durante o segundo painel apresentado no Projeto Eloos, com tema ESG e Reparação, também estiveram presentes Thiago Toscano, CEO da Itaminas, Rodrigo Vilela, CEO da Samarco, Lucas Kallas, CEO da Cedro e Antônio Anastasia, Ministro do Tribunal de Contas da União.

Segundo o procurador-geral, até o momento, 23 barragens foram descomissionadas, restando 31, com prazo final para 2035. O descomissionamento visa eliminar estruturas de risco e reduzir impactos ambientais, prevenindo novos desastres.

“A mineração deve ser feita com rigor e responsabilidade, porque traz prejuízos ambientais notórios. Mas há formas de mitigar impactos. Precisamos de ações firmes contra empresas que não seguem os trâmites legais”, reforçou.

O painel do Projeto Elos abordou ainda temas de ESG e reparação. Estiveram presentes Thiago Toscano, CEO da Itaminas; Rodrigo Vilela, CEO da Samarco; Lucas Kallas, CEO da Cedro; e Antônio Anastasia, ministro do Tribunal de Contas da União.

Projeto Eloos

A Itatiaia realiza o evento de encerramento do primeiro ciclo Eloos, nesta segunda-feira (22), na histórica Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pelo palco vão passar os principais nomes da mineração, além de autoridades e especialistas para debates sobre temas que movem o setor.

O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.

A abertura será conduzida pelo presidente do Conselho do Grupo Itatiaia e da CNN Brasil, Rubens Menin, seguida das falas institucionais do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção