MP afirma que a segurança é o principal pilar das descaracterização das barragens em Minas Gerais

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Procurador-Geral de Justiça de Minas, Paulo de Tarso, faz balanço sobre o processo que será concluído até 2035

Procurador-Geral da Justiça, Paulo de Tarso

A lei Mar de Lama Nunca Mais, sancionada em 2019, foi um marco significativo no endurecimento da legislação e fiscalização relacionadas à atuação das mineradoras em Minas Gerais. A ideia da lei surgiu no setor ambiental do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), após o órgão detectar deficiências na legislação sobre barragens.

O Estado havia acabado de vivenciar o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando a proposta da lei foi idealizada. Em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o MP utilizou informações obtidas nas investigações da tragédia de Mariana. A apuração identificou pontos que precisavam passar por melhorias na legislação.

Inicialmente, a lei Mar de Lama Nunca Mais, aprovada pela Assembleia Legislativa, deu prazo de três anos para a eliminação de todas as estruturas a montante no Estado. Na Justiça, as mineradoras alegaram que o trabalho de eliminação das barragens era minucioso e, em alguns casos, não poderia ser acelerado como a construção de uma casa, por exemplo.

Neste contexto, em 2022, empresas e órgãos de controle chegaram a um acordo e assinaram um termo de compromisso para prorrogar o prazo, que passou a ser analisado caso a caso. O prazo final é 2035. A alteração para os prazos específicos de cada barragem é resultado de um acordo assinado com o Ministério Público, o Governo de Minas e outros órgãos de controle.

Três anos após o acordo, a Itatiaia voltou ao Ministério Público para uma entrevista exclusiva com o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso. O chefe do MP ressalta a importância do acordo e garante que a segurança foi o principal pilar para a tomada de decisão de aumentar o prazo para a descaracterização das barragens. O PGJ apresentou um balanço das ações do MP relacionadas à mineração no Estado.

Confira a íntegra da entrevista com o Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso:

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Cooparticipação

Apoio Institucional

Escola de Negócio Parceria

Assessoria de Imprensa

Media Partner