A transição energética é um assunto que move diversos setores da sociedade, visando mudanças na economia global. Com foco na baixa emissão de carbono e em impulsionar a demanda por minerais críticos, essenciais à eletrificação do transporte e à expansão de energias renováveis.
A temática já é vista como um dos grandes pilares para o crescimento econômico e social dos países, incluindo o Brasil. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil detém a segunda maior reserva mundial de terras raras: 23% do total global, o equivalente a 21 milhões de toneladas, atrás apenas da China. Para a exploração desses minerais críticos, a projeção é de US$ 68,4 bilhões em investimentos até 2029.
Diante da relevância da exploração dos minerais críticos e das terras raras para uma mudança sustentável, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou, em fevereiro, um guia voltado a investidores estrangeiros interessados em minerais críticos para a transição energética no Brasil.
O material, redigido em inglês e português, oferece uma visão geral das características demográficas e territoriais brasileiras. A publicação também apresenta aspectos econômicos como Produto Interno Bruto (PIB), taxas de juros, câmbio, reservas internacionais e investimentos.
Com destaque para as fontes renováveis na matriz elétrica do país, o guia aborda a infraestrutura nacional, abrangendo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, internet e energia. Para que os investidores estrangeiros tenham um panorama da atividade minerária no Brasil, a publicação apresenta o Sistema de Informação Geográfica da Mineração (SIGMine), plataforma online desenvolvida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), com informações do setor.
A publicação também detalha o processo minerário, desde o requerimento de pesquisa mineral até a exploração e produção. Além de apresentar oportunidades em minerais críticos, o guia busca situar o investidor estrangeiro sobre a economia brasileira, infraestrutura, regulação e potencial energético, oferecendo uma visão geral do ambiente de negócios.
O material foi citado durante a XV Conferência dos Ministérios de Mineração das Américas (CAMMA, na sigla em espanhol), que reúne países do continente para debater os desafios e oportunidades referentes à mineração e à transição energética. Além do guia, outras iniciativas foram apresentadas, como a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos para a Transição Energética e Segurança Alimentar, que deve ser lançada ainda neste ano, e o Fundo de Minerais Críticos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).