A empresa australiana St George Mining Limited anunciou nesta quarta-feira (17) a descoberta de terras raras de alto teor e de nióbio. Segundo a companhia, a informação foi confirmada a partir dos últimos ensaios de perfuração no Projeto Araxá, localizado na cidade mineira de mesmo nome.
A área onde os minerais foram identificados está situada a cerca de um quilômetro a leste do recurso mineral já conhecido. Em documento divulgado pela St George, a empresa informou que as concentrações de ímãs e terras raras são superiores às estimativas anteriores do recurso mineral.
Entre os minerais encontrados, destaca-se o samário, considerado estratégico pela companhia por sua importância na produção de ímãs de cobalto, que podem ser utilizados na fabricação de equipamentos militares, como os caças F-35.
Potencial brasileiro
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil detém a segunda maior reserva mundial de
A relevância da descoberta vai além do setor de mineração. As terras raras são fundamentais para a produção de turbinas eólicas, painéis solares, baterias de veículos elétricos e equipamentos de alta tecnologia.
Diante desse cenário, dos US$ 68,4 bilhões previstos para investimentos em mineração de minerais críticos até 2029, 3,2% serão destinados especificamente a processos envolvendo terras raras.
No Brasil, esses minerais concentram-se principalmente em