Inovação: Governo de Minas assina PPP para modernizar o sistema socioeducativo

Com previsão de unidades em duas regiões, modelo inclui formação profissional e acompanhamento multidisciplinar individualizado

Governo de Minas assina PPP para modernizar o sistema socioeducativo

Nesta segunda-feira (9/2), o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para o sistema socioeducativo do estado. A iniciativa representa um avanço na modernização da infraestrutura e dos serviços destinados a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Estruturado pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o contrato terá duração de 30 anos e prevê investimentos superiores a R$ 100 milhões. A parceira privada será responsável pela construção, operação e manutenção das unidades.

Segundo o governo, além da infraestrutura, o modelo inclui oferta de formação profissional, acompanhamento multidisciplinar individualizado e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com foco na ressocialização dos adolescentes. Permanecem sob responsabilidade do Estado as funções de orientação, fiscalização e gestão da política socioeducativa.

As unidades serão implantadas em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Santana do Paraíso, no Vale do Aço. Cada centro terá capacidade para atender até 90 adolescentes do sexo masculino. O consórcio Soluções em Gestão Socioeducativa (SGS), vencedor do leilão realizado na B3, em São Paulo, em setembro de 2025, terá prazo de até 30 meses após a assinatura do contrato para elaborar o projeto arquitetônico e concluir as obras.

Reconhecimento

Apontado como pioneiro pelo governo, o projeto da PPP do sistema socioeducativo de Minas Gerais já conquista destaque em âmbito nacional. A iniciativa está entre as finalistas do Prêmio P3C, na categoria Melhor Estruturação de Projeto, uma das principais premiações do país voltadas a concessões e parcerias público-privadas.

A 5ª edição da premiação será sediada em São Paulo, no dia 23/2, com destaque para iniciativas de concessões e parcerias público-privadas em infraestrutura econômica, social e ativos ambientais.

Leia também

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atualmente mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já atuou na Band Minas e na TV Alterosa.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocinador Master

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Coparticipação

Escola de Negócios Parceira