O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou que está disposto a participar da reunião entre
O encontro entre o presidente dos Estados Unidos e o líder russo será a segunda tentativa de discutir um possível acordo de paz para a guerra na Ucrânia, após a primeira reunião, realizada em agosto, no Alasca.
A afirmação de Zelesnky acontece após encontro com presidente Trump, nessa última sexta-feira (17). Durante reunião, o presidente dos EUA disse
acreditar que conseguiria convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a acabar com a guerra na Ucrânia. E ainda afirmou acreditar que o líder da Rússia “quer acabar com a guerra”.
Trump anunciou que pretende se encontrar com Putin em Budapeste “nas próximas duas semanas”, como parte de sua promessa de encerrar rapidamente o conflito na Ucrânia após seu retorno à Casa Branca.
Apesar de demonstrar disposição para participar, Zelensky criticou o local do encontro. Segundo ele, a Hungria não seria “o melhor lugar”, já que o primeiro-ministro Viktor Orban é aliado de Putin e contrário ao apoio militar e diplomático à Ucrânia.
“Não acredito que um primeiro-ministro que bloqueia a Ucrânia em todos os âmbitos possa fazer algo positivo para os ucranianos”, disse Zelensky.
Com agências
( Sob supervisão de Lucas Borges)