Ouvindo...

Ucrânia e Europa preparam plano de 12 pontos para encerrar guerra, afirma site

Guerra que já dura três anos pode estar a poucos passos de acabar; implementação da proposta dos países seria supervisionada por Donald Trump, disse a Bloomberg

Guerra da Ucrânia já dura três anos e pode estar a poucos passos de acabar

Uma proposta de 12 pontos para encerrar a guerra da Ucrânia com a Rússia está sendo preparada por diversos países da Europa, incluindo a Ucrânia, revelou o Bloomberg News nesta terça-feira (21). A reportagem do portal afirmou que o plano inclui a viabilização de um conselho de paz presidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Leia também

Nesta terça (21), líderes europeus pediram a Washington que mantenha firme a exigência de um cessar-fogo imediato na Ucrânia. A proposta prevê que a Ucrânia receberia garantias de segurança, fundos para reparar os danos da guerra e um caminho rápido para ingresso na União Europeia, informou a Bloomberg.

Assim que a Rússia apoiar o cessar-fogo, as propostas estabelecem o retorno das crianças deportadas à Ucrânia e a troca de prisioneiros. A partir disso, os países começariam negociações sobre a governança dos territórios ocupados.

Na sequência, as sanções contra a Rússia seriam suspensas gradualmente. No entanto, cerca de US$ 300 bilhões em reservas congeladas do banco central só seriam devolvidas quando Moscou concordasse em contribuir para a reconstrução pós-guerra da Ucrânia, reportou a Bloomberg.

As restrições seriam restabelecidas caso a Rússia voltasse a atacar a Ucrânia. Os ataques ao território ucraniano começaram em fevereiro de 2022. Depois de três anos desde o início do conflito, Putin disse repetidamento que quer falar sobre a paz.

A Ucrânia e aliados europeus falam há muito tempo em um cessar-fogo imediato na Ucrânia nas atuais linhas de batalha antes das negociações de paz. O assunto foi um dos temas de uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky na Casa Branca.

Moscou, por outro lado, exige que a Ucrânia ceda mais território como uma das várias condições de um cessar-fogo.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas